quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Balneário Vertical

Três das 10 cidades brasileiras mais verticalizadas são catarinenses. Estudo do Ibope Inteligência revela que Balneário Camboriú aparece em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas de Santos (SP). Florianópolis ocupa a sexta posição e São José a nona.
Campeã no Estado, Balneário Camboriú também deverá abrigar, a partir de 2016, o segundo maior edifício da América do Sul, um projeto com 63 andares. Hoje, 57% dos imóveis da cidade são apartamentos – em Santos, o índice é de 63%.
Com uma densidade demográfica 54,8% superior à da líder Santos, a cidade catarinense tem no tamanho de seu território o maior limitador para passar à primeira posição no ranking do Ibope. Mas projetos não faltam para elevar o índice.
A Empresa Brasileira de Edificações (Embraed) prevê finalizar, até novembro do ano que vem, o Villa Serena Residence. Composto por duas torres com 46 andares cada uma, o maior empreendimento em construção da cidade fica na Rua 3.706 e tem dois apartamentos por andar.
Mas as obras mais ousadas têm a assinatura da FG Empreendimentos, há oito anos no mercado. A construtora tem seis empreendimentos em andamento, incluindo o Alameda Jardins Residence, um prédio de 45 andares e aproximadamente 140 metros de altura na Barra Norte. Lançado no último Carnaval e com conclusão prevista para setembro de 2015, o prédio está 70% vendido, segundo Toninho Roncaglio, gerente comercial da FG.
Mas são os próximos lançamentos que deverão colocar a construtora e Balneário Camboriú no mapa dos grandes empreendimentos do país. Segundo Roncaglio, em dezembro será lançado o projeto do prédio com 63 andares e quase 200 metros de altura na Barra Norte. Em número de andares e em tamanho, o empreendimento vai ultrapassar o maior edifício brasileiro, o Mirante do Vale, em São Paulo (que tem 51 andares e 170 metros).
Também há possibilidade de construir um prédio de 70 andares na Barra Sul. De acordo com Roncaglio, o novo projeto está em fase de definição do perfil do produto, mas a empresa pretende lançá-lo ao público ainda em 2012.
– Percebemos, nos últimos anos, que a verticalização ficou mais acentuada em Balneário Camboriú. Isso porque, pelo espaço territorial limitado, não há crescimento sem que ele passe pela verticalização – resume Roncaglio.






Verticalização municipal preocupa secretário de planejamento


O presidente do Sindicato da Habitação de SC (Secovi-SC), Sérgio Luiz dos Santos, concorda com esta tendência. Mas a verticalização da cidade preocupa o secretário de Planejamento Auri Pavoni, que defende uma revisão do Plano Diretor que, atualmente, não restringe o número de andares que um prédio pode ter, por exemplo. Na opinião de Pavoni, devem ser colocados limitadores para a verticalização municipal para que a cidade não perca a capacidade de oferecer qualidade de vida para os seus habitantes.


Com 46 andares, Villa Serena é a construção mais alta


Desafio é crescer com planejamento



Referência no turismo de lazer, destacada pelas opções de compras e por abrigar cinco centros de Ensino Superior, Balneário Camboriú está atraindo cada vez mais pessoas que buscam qualidade de vida e proximidade com principais cidades do Estado. Esta é a explicação para o crescimento que o município tem registrado nos últimos anos, segundo o presidente do Secovi-SC, Sérgio Luiz dos Santos.
Conforme o sindicato, a cidade abriga 1.591 edifícios. A verticalização se explica pelo território restrito, com 46,8 quilômetros quadrados de extensão (Balneário é nove vezes menor do que Florianópolis). Segundo o último Censo do IBGE, feito em 2010, 60% dos 65,5 mil domicílios registrados na cidade abrigavam moradores fixos. Outros 30% eram usados ocasionalmente.
– Quem compra um imóvel na cidade é para morar ou veranear. São poucos os que investem na compra para alugar – avalia Santos.
Para o professor de Direito Ambiental da UFSC, José Rubens Morato Leite, Balneário deveria discutir os próximos passos da expansão com precaução, planejamento e prevenção para que a qualidade de vida não seja perdida no caminho.

Um comentário:

pedro branger disse...

me encanta minha cidade eu ja estou 7 anos na europa e ja estou cansao dessa ilusao, vou voltar pra esse paraiso em maio de 2012 ,ate la balneario me espera ,,,,VOLTAREI eu amo esse povo e esse lugar.