terça-feira, 29 de novembro de 2011

Censo mostra que número de imóveis alugados em Blumenau aumentou 93% em 10 anos

O sonho da casa própria caiu na preferência dos blumenauenses. Dados do Censo 2010 mostram que o conceito de que alugar é jogar dinheiro fora, disseminado há décadas, está se dissipando. O sonho da casa própria não é mais a prioridade de quem entra na idade adulta em Blumenau. Agora os jovens da classes C e D, em ascensão, buscam primeiro a consolidação na carreira profissional e pessoal para depois adquirir o lar próprio.
Economistas mostram que, dependendo do caso, de fato vale mais a pena alugar do que comprar. Esta mudança de pensamento combinada à construção de mais imóveis para locação e à migração de pessoas são fatores que, juntos, fizeram o número de domicílios alugados disparar 93%, comparando dados do IBGE de 2000 e 2010.
Em 10 anos, o número de moradias próprias caiu de 79% para 73%, conforme o Censo. Desde 2004 a renda aumentou, por isso, muita gente preferiu investir em imóveis para alugar, explica o coordenador do Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio à Decisão (Sigad) do Instituto Furb, o economista Nazareno Loffi Schmoeller.
Ele afirma que com mais imóveis disponíveis no mercado, os preços das locações permaneceram atraentes, especialmente em relação às parcelas de financiamentos. Além disso, o número de pessoas por domicílio reduziu, o que indica mais demanda por imóveis. Em 20 anos, a média de moradores por imóvel, em Blumenau, caiu de 3,8 para 3. Segundo ele, são vários fatores que mostram a mudança de pensamento. Mais pessoas estão preferindo alugar e elas encontram condições para isso.
As pessoas costumam comprar o imóvel depois de cinco anos locando, analisa Rogério Isnar Patrício, presidente do Sindicato da Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais de Blumenau e Região. Em 2010, as locações aumentaram 20% A opção de Marcos Antônio da Silva exemplifica este cenário. Depois de cinco anos morando em Blumenau, Silva resolveu comprar a casa própria.
No início, a locação foi por necessidade, mas agora, com as facilidades do Minha Casa, Minha Vida, ele acredita que o imóvel próprio compensa mais. Os economistas recomendam que, antes de optar pela compra ou locação, sejam feitas simulações a partir do quanto se pode pagar de entrada, juros do financiamento e do que o recurso renderia aplicado e ainda o gasto mensal com o aluguel.
No Youtube, o autor de best sellers sobre finanças pessoais _ como Casais Inteligentes Enriquecem Juntos _ Gustavo Cerbasi, ensina que quem pretende mudar de vida, crescer na carreira profissional, não deve se manter fixo. Alugue um imóvel próximo do trabalho e se mantenha livre para aceitar propostas que permitam você crescer e ganhar mais.

Número de moradores em apartamentos cresceu 126,6%

Outro dado do Censo 2010 é que o número de pessoas que optaram em morar em apartamento disparou na última década. Em 2000, Blumenau tinha 8,7 mil. Ano passado, o total subiu para 19,8 mil. O crescimento é de 126,6%. Enquanto o número de casas cresceu apenas 17,7%, saindo de 68 mil para 80,2 mil. Para o o coordenador do Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio à Decisão (Sigad) do Instituto Furb, o economista Nazareno Loffi Schmoeller, o crescimento de apartamentos mostra a boa fase da construção civil e da economia a partir de 2004, quando a renda aumentou e o acesso ao crédito foi ampliado.

– Muita gente vê no apartamento uma boa opção como segundo imóvel e até para locação – avalia Schmoeller.
Fonte

Nenhum comentário: