sexta-feira, 28 de março de 2014

Pedra Branca entrega primeiro prédio comercial com pré-certificação LEED em SC


O primeiro empreendimento comercial de Santa Catarina a obter a pré-certificação LEED, reconhecimento internacional de sustentabilidade, será entregue neste sábado, em Palhoça. O Office Green é uma das fachadas preponderantes da praça central da Pedra Branca, no coração do bairro. Com a entrega do empreendimento serão concluídas a documentações que para a certificação final, que deverá ocorrer no segundo semestre de 2014.

O LEED é um sistema de certificação voluntário de edifícios verdes, promovido pelo U.S Green Building Council (USGBC), reconhecido internacionalmente em mais de 140 países e que incentiva a implantação de estratégias de alta performance ambiental e eficiência energética de projetos e construções de edifícios verdes. No caso do Office Green, a categoria obtida é a Core & Shell v3, nível prata, na avaliação do Green Building Certification Institute (GBCI).

A Certificação LEED® for CORE & SHELL fornece uma validação independente de terceira parte, garantindo que um empreendimento foi projetado e construído utilizando estratégias destinadas a alcançar alto desempenho em requisitos pré-definidos relacionados à saúde humana, preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais. (texto Palavra Comunicação).

O que levou à certificação:

- Bicicletário e vestiários para os visitantes;
- Comissionamento das instalações e sistemas prediais, garantindo a entrega dos sistemas em funcionamento adequado e com a performance verificada antes da ocupação.
- Economia de mais de 35% de água potável, com vasos de duplo fluxo e torneiras economizadoras;
- Sistema de irrigação com água de reuso;
- Central de armazenamento e separação de resíduos para reciclagem na fase de operação;
- Economia de 14% de energia anual por meio de sistemas de ar condicionado de alta perfomance e filtragem mais restritiva, proporcionando maior qualidade do ar interno, iluminação eficiente e vidros de alto desempenho e controle solar;
- Produtos (adesivos, colas e pinturas) com baixo índice de Compostos Orgânicos Voláteis, atendendo aos padrões da legislação da Califórnia, onde a legislação ambiental é a mais rigorosa dos Estados Unidos;
- Uso de madeiras certificadas pelo FSC (Conselho Internacional de Manejo Florestal);
- Sistema de automação e controle predial, permitindo a medição e verificação online do consumo de água e energia do empreendimento.



Fonte

O bairro da Pedra Branca é um dos primeiros bairros totalmente planejados de Santa Catarina. O projeto é grandioso e está a pleno vapor na cidade de Palhoça, região metropolitana de Florianópolis. Algumas perspectivas e imagens atuais :

Perspectiva do bairro Pedra Branca em Palhoça




E também um vídeo de divulgação da Cidade Pedra Branca no YouTube :



Nenhum comentário: