quinta-feira, 10 de abril de 2014

Obras da Passarela da Barra seguem a todo vapor



O andamento das obras do mais novo atrativo turístico de Balneário Camboriú está a todo vapor e quem passa pela Passarela da Barra já consegue perceber que a estrutura ganha forma. Cerca de 50 funcionários trabalham divididos entre a montagem estrutural da cobertura e os acabamentos internos das torres.  A previsão é de que no dia 22 de abril as equipes iniciem o acabamento externo e trabalhos estéticos da estrutura, se aproximando da reta final da obra.

O engenheiro e presidente da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização (Compur) de Balneário Camboriú, Niênio Gontijo, explica que o último módulo da Passarela, a estrutura de número 15, foi içada na última quinta-feira (3) e desde então as equipes deram continuidade às outras atividades, sendo a maioria de trabalhos exclusivamente manuais. "Graças ao bom tempo, neste ano de 2014 estamos conseguindo trabalhar seguindo exatamente o cronograma de ações. As expectativas são grandes para que a obra seja entregue pronta para a comunidade o quanto antes",salienta.

A Passarela
Foram 15 módulos içados simultaneamente um a um em cada margem do Rio Camboriú a 25 metros de altura, sendo que cada estrutura possui em média 23,5 toneladas. Completaram-se assim os 189,6 metros de comprimento por 11 de largura da Passarela. Depois de içados, cada módulo passou por um processo de solda e fase de testes. Após a comprovação de resistência, os mesmos receberem as pré-lages, finalizando assim o processo.

A estrutura geral da Passarela oferece dois espaços em suas extremidades que, possivelmente, funcionarão como restaurantes panorâmicos. O acesso para o alto das torres será possibilitado por meio de quatro elevadores, dois em cada margem do rio, sendo um em cada torre, com capacidade para 22 pessoas cada.

O tráfego
A Passarela foi construída dentro do padrão mínimo de altura necessário para o tráfego de embarcações, 25 metros. Por esse motivo, também devido a grande demanda de pedestres e questões da engenharia, o município optou pela construção de uma passarela. Segundo Gontijo, dentro dos padrões estruturais da engenharia, seria inviável a construção de um viaduto no local. "Para construção de um viaduto com cerca de 25 metros de altura, são necessárias rampas de acesso com no mínimo 8% dessa elevação. Foram realizados estudos de tráfego, mercado e público e não constatamos essa necessidade. Mesmo se realizada, a obra sairia em média três ou quatro vezes mais cara", enfatiza o engenheiro, citando também que seria necessário uma intervenção muito grande no trânsito local. O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, salienta que já existem outros projetos de acesso ao bairro como a construção da nova Marginal, o elevado do Nova Esperança e o viaduto da Santur.

Quais os benefícios dessa obra?
O prefeito Edson Piriquito ressalta que a Passarela da Barra foi construída dentro dos mais altos padrões de qualidade e que a mesma será o novo cartão postal da cidade. "Além de se tratar de um ponto turístico a estrutura irá facilitar a transição de pedestres, moradores e visitantes, entre o Bairro da Barra e a Barra Sul. Nosso intuito é o de dar continuidade ao conceito de humanização de Balneário Camboriú como um todo", afirma.

O engenheiro Niênio Gontijo, destaca que trabalha há 43 anos na área da construção civil e, com todos esses anos de experiência, nunca havia visto uma obra municipal de grande porte como esta. "O prefeito Piriquito sempre exigiu três quesitos importantes: qualidade, segurança e padrões de engenharia peculiares. Por isso, trabalhamos para entregar o melhor para comunidade e é isso que ela pode esperar", frisa.

Fonte: Prefeitura de BC

Dá gosto de ver as obras em BC. Enquanto Blumenau patina no lugar, sequer consegue projetar uma ponte decente, BC dá exemplo de crescimento em infraestrutura e turismo. A cidade assume a vanguarda em projetos e não se inibe em assumir sua liderança cosmopolita no estado. Pensam grande e não se envergonham disso.

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