segunda-feira, 25 de maio de 2015

Audiência pública do EIV do Residencial Portal de Órion

A Prefeitura de Blumenau lançou o edital para uma audiência pública de Estudo de Impacto de Vizinhança de um novo empreendimento a ser construído no bairro da Velha, o Residencial Portal de Órion da Sifra Construtora
A audiência vai se realizar no dia 02 de junho de 2015, das 19:00 às 22:00 horas, no auditório do Esporte Clube Água Verde, situado na Rua General Osório, nº 3.300 – Bairro Água Verde. 



O projeto do empreendimento prevê dois blocos com 10 pavimentos cada, utilizando a técnica construtiva da alvenaria estrutural (blocos de concreto) totalizando 18.815,75 m2 de área construída, dividindo-se em 160 apartamentos, 2 salas comerciais, vagas de garagem, bicicletário, área de lazer e 2.053,37 m2 de área permeável. 
O terreno possui um total de 8.067,58 m² de área escriturada e 7.840,77m² de área real. O terreno situa-se na rua General Osório próximo do condomínio Riviera e ao lado da obra do Residencial Porto Belo, ambos da Torresani Empreendimentos Imobiliários.



Este é um dos poucos grandes terrenos disponíveis para construção no bairro, próximo do colégio Alberto Stein e do supermercado Cooper. Pessoalmente eu não esperava que um dos melhores terrenos da rua General Osório pudesse ser utilizado para edifícios em alvenaria estrutural com 10 pavimentos. Eu imaginava para o local uma grande torre de no mínimo 30 pavimentos, com bastante recuo lateral e uma área permeável ainda maior, dado o tamanho do terreno.

Também estou chocado que um empreendimento desse porte tenha que ter o Estudo de Impacto de Vizinhança. Sou favorável que apenas projetos acima de 25 mil m² construídos tenham de ter esse estudo. Senão corremos o risco da banalização desse importante estudo com obras que não afetam tanto assim o entorno.

Para quem quiser baixar o material do EIV, está disponível no site da prefeitura no link http://www.blumenau.sc.gov.br/downloads/seplan/eivs/EIV_004_2014_Edif%C3%ADcio_Residencial_Portal_de_Orion.rar

Nenhum comentário: